WhatsApp Image 2022-07-04 at 10.39_edite

por Álex Ferreira, Luiz Alves e Mirella Sampaio

Um giro pelo movimento que ganhou força em 2018.

DESIGN
ATIVISTA
.

O que é
Design Ativista?

passe o mouse

É um movimento de designers que está ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo. Esse grupo utiliza recursos gráficos e criatividade para expor e lutar por causas que acreditam, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. 

O ativismo, no sentido filosófico da palavra, significa o ato de defender algo, buscando a transformação da realidade a partir da crença. Ou seja, uma pessoa ativista é alguém que usa o seu poder de voz e desenvolve ações para que outras pessoas fiquem atentas sobre determinada causa ou situação. Assim, pretende transformar a sociedade ou pelo menos chamar a atenção para determinado tema.

t12.png

passe o mouse

fundo site 3.png

O design como ferramenta

Os conflitos sociais fazem parte da sociedade desde que o mundo é mundo. Sempre existiram e sempre existirá grupos de pessoas com diferentes formas de pensar a sociedade, a forma como ela está organizada, entre outras questões.

Porém, as diferenças que temos uns com os outros não devem ser motivo para provocar desentendimentos, brigas ou motivo para sentimentos de ódio, por exemplo. Isso vai desde uma simples briga entre vizinhos até uma grande guerra entre países de grande potência.

O Design ativista assume, em meio a esse contexto, um papel de mediador de conflitos. Os designers podem desenvolver trabalhos que visem despertar a consciência da sociedade para que as diferenças sejam respeitadas.

image (4).png

A importância do Design Ativista

Ser designer ativista não é apenas não usar imagens e conteúdos racistas, machistas, homofóbicos e transfóbicos, pois isso é o dever de qualquer designer. Assim como descolonizar a arte do design e descentralizar o monopólio de conteúdos em inglês. Isso é o reflexo da responsabilidade como indivíduo que somos em transformar a sociedade e a política a qual fazemos parte.

passe o mouse

Design Ativista e os meios de comunicação

A utilização dos meios de comunicação para mobilização e com fins ativistas não é um elemento recente no cotidiano dos movimentos sociais. A prática é realizada desde que estes foram apropriados e passaram a integrar as estratégias de fortalecimento e transmissão das demandas de determinados grupos, seja uso de impressos ou do Rádio. Com o avanço das tecnologias digitais, a organização desses coletivos é reconfigurada, permitindo aos sujeitos envolvidos novos arranjos e dinâmicas, assim como ampliação de suas ações.

image (5).png

passe o mouse

IMG_1625.png

A importância das
redes sociais

As redes sociais em ambiente digital despertam a necessidade de se investigar as construções e desconstruções de suas produções pautadas por ideologias e questões socioculturais. Partindo desse pressuposto, uma questão é formulada sobre como essa linguagem comunicacional está vinculada à experiência estética: a imagem, ao exercer um  papel central nas redes sociais, pode mobilizar os indivíduos para ação através do Midiativismo.

passe o mouse

E aí, gostou?

Então aproveita para seguir o trabalho de alguns designers vistos aqui:

 

@designativista @13_graphics @maamonteiro @victor_pwork @vascun

@rodrigo_ols @herbbbbie @tomboyrider @crisvector @midianinja

@chkhwart @colagemdoaquelis @cartunista_das_cavernas